Só Templates

Créditos



Layout by



sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sistema Imune

O sistema imunológico ou sistema imune é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores. Mas não é só isso; ele também é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.
Células do sistema imune são altamente organizadas como um exército. Cada tipo de célula age de acordo com sua função. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam o “inimigo” ao exército do sistema imune, outras só atacam para matar, outras constroem substâncias que neutralizam os “inimigos” ou neutralizam substâncias liberadas por eles.

Fagocitose

Além dos leucócitos, também fazem parte do sistema imune as células do sistema mononuclear fagocitário. As primeiras são especializadas em fagocitose e apresentação do antígeno ao exército do sistema imune. São elas: macrófagos alveolares (nos pulmões), micróglia (no tecido nervoso), células de Kuppfer (no fígado) e macrófagos em geral.





Os Mastócitos

Os mastócitos são células do tecido conjuntivo, originadas a partir de células mesenquimatosas (células de grande potência de diferenciação que dão origem às células do tecido conjuntivo). Possuem citoplasma rico em grânulos basófilos (coram-se por corantes básicos). Sua principal função é armazenar potentes mediadores químicos da inflamação, como a histamina, heparina, ECF-A (fator quimiotáxico – de atração- dos eosinófilos) e fatores quimiotáxicos (de atração) dos neutrófilos. Elas participam de reações alérgicas (de hipersensibilidade), atraindo os leucócitos até o local e proporcionando uma vasodilatação.



Antígenos e Anticorpos

Os antígenos são moléculas estranhas ao organismo, especialmente proteínas que em contato com as tecidos vivos introduzem neste, uma resposta imune, carazterizada pla formação de anticorpos.No organismo os anticorpos ligam-se aos antígenos presentes nas cápsulas ou paredes dos agntes infecciosos, provocando-lhes uma aglutinação, que facilita a ação dos fagócitos. Os anticorpos são proteinas especiais, imunoglobulinas (Ig), reunidas em alguns grupos.



Linfócitos

Os Linfócitos são pequenos glóbulos brancos que, como os demais originam-se por diferenciação das células-tronco da medula óssea vermelha. Antes de chegarem ao sangue, os linfócitos passam pelo timo (linfócitos T) ou por tecidos linfóides de mesma natureza da bursa (linfócitos B). Os linfócitos T têm na membrana plasmática moléculas especiais, os recptores de membrana, que reconhecem os antígenos, ligando-se a eles. Os linfócitos B, da mesma forma que os da linhagem T, são "selecionados" por antígenos que se a receptores de membrana específico.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Reprodução




Na espécie humana, assim como em todos os animais, a reprodução de células especiais, os gametas feminino (óvulo) e masculino (testículos0, que se unem para formar o zigoto, a primeira célula de um novo organismo.
Gônodas é o nome genérico de testículos e ovários. Os testículos são os orgãos ovalados, que ficam protegidos no interior de uma bolsa escrotal resistente fibrosa. No ovário, a produção de óvulos ocorre na periferia, a partir do eptélio germinativo que reveste o órgão.
Na ovulação, é expelido do ovário não um óvulo, mais um ovócito II, pois nesse momento a meiose ainda não esta terminada. É a penetração do espermatozóide que estimula o ovócito a completar a sua maturação, transformando-se em óvulo.

A fecundação é o encontro do gameta masculino e do gameta feminino que da origem ao zigoto, a primeira célula de um novo organismo, restabelecendo o número de diplóide característico da espécie. Em muitos animais inclusive vertebrados, como peixe e anfíbios, a fecundação é externa, ocorrendo no meio aquático, fora do corpo da fêmea. Em répteis, aves e mamíferos, além de muitos invertebrados, como insetos, a fecundação é interna.



Sistema Genital Masculino

Esse sistema apresenta dois testículos protegidos numa bolsa escrotal, dois canais diferentes, duas vesículas seminais, a próstata e o pênis. No testículo, os pequenos espaços entre os canalículos seminais são preenchidos por grupos de células intersticais, de função indócrina, produtoras dos hormônios masculinos, conhecidos como androgênios , dos quais o mais importante é o testosterona.



Sistema Genital Feminino


O sistema genital feminino é formado por dois ovários, duas tubas uterinas, o útero e a vagina. Externamente há dois lábios grandes e dois pequenos. Acima da abertura vaginal ficam o meato ou abertura da ureta e o clitóris, que quanto à origem, corresponde a uma glande peniana não desenvolvida. O ovário é revestido por um epitélio germinativo. A explusão do óvulo é a ovulação que acontece uma vez, meio do ciclo menstrual, mais ou menos no 14º dia após a eliminação do fluxo menstrual.

A Locomoção

A locomoção é uma característica tipicamente animal, permite que os organismos possam obter alimentos, escapar de predadores, buscar novos habites e aumentar as chances de dispensão em seus ambientes.Os sistemas desenvolvidos nos movimentos são; portanto, o muscular, o esquelético e o articular, reunidos sob o nome de aparelho locomotor.
Os músculos sçao em geral, alongados, com tendões nas extremidades e inteiramente revestidos pelo epimísio, uma membrana resistente de tecido conjuntivo fibroso.Eles tem grande capacidade de desenvolvimento, aumentando muito em tamanho e força como resposta os exercícios.

Os ossos

Um osso é um órgão formado por vários diferentes tecidos e que pode ter diversas funções. Os ossos estão organizados num esqueleto e, assim dão sustentação mecânica ao corpo.
O esqueleto como um todo, é uma importante reserva de certos elementos especialmente de cálcio, fósforo e magnésio, que podem ser continuamente trocados com o sangue e outros fluidos corporais, mantendo-se aí em taxas mais ou menos constantes.

Os ossos não se apresentam isolados, mais relacionam-se entre si nas articulações, que podem ser relativamente simples, as imóveis, ou bem complexas, as de grande mobilidade. Existem 3 tipos:


  • As sinastroses - não tem mobilidade, caso das suturas dos ossos da caixa craniana, que, que ficam ligados por tecido fibroso ou cartilaginoso;

  • As anfiartroses - ou sínfises têm pequena mobilidade, podendo apresentar certa flexibilidade no tecido fibroso que une ossos.

  • As diartroses - têm boa mobilidade, são as mais numerosas e suas diferentes formas possibilitam variados tipos de movimentos, por exemplos, flexão e extensão.

A articulação do joelho apresenta como um conjunto fechado, envolvido por uma cápsula articular fibrocartilaginosa. O líquido sinovial preenche e lubrifica os espaços no interior da cápsula, onde há também tecido adiposo.São comuns os acidentes que causam diferentes lesões nas articulações, especialmente em esportistas. Pequenos deslocamentos provocam dores e inchaço local.


São diferentes tipos de rupturas dos ossos, geralmente causados por traumatismo ou choques mecânicos. As mais simples são as pequenas fissuras, que aparecem por fadiga e excesso de tensões sobre o osso.


Os Sentidos

Fotorrecepção - O olho

Podemos chamar de receptores as estruturas sensoriais porque elas tem a capacidade de receber um determinado estímulo do meio e transformá-lo em impulso nervoso, que poderá ser interpretado por alguns órgãos centrais coordenadores, como gânglios ou o cérebro.
O olho humano é um órgão capaz de receber o estímulo da luz e gerar um impulso nervoso, que é levado ao cérebro. Tem forma esférica e sua parede é formada de fora para dentro, por três camada ou túnicas:


Esclerótica (fibrosa) - é a camada branca, camada conjuntiva, cuja região central constitui a córnea, transparente;

    Coróide (vascular) - é rica em vasos sangüíneos, que garantem a alimentação dos tecidos dos olhos, e tem pigmentos que formam a câmara escura, semelhante à de uma máquina fotografica;
Retina (sensorial) - aparesenta três camadas de neurônios, sendo apenas uma delas composta por cones e bastonetes , as células fotossensíveis;

A córnea é o primeiro meio de refração do feixe luminoso que incide sobre o olho. O cristalino é a lente responsável por uma espécie de ajuste focal de modo que, variando sua curvatura, tornasse possível a visão nítida de um objeto. Essa capacidade de variação de convergência do cristalino é a chamada acomodação visual. A acomodação visual depende da ação de fibras e músculos ciliares presos na sua periferia. Através do nervo óptico, o impulso nervoso chega ao centro da visão ma região posterior do cérebro, onde temos a "conciência visual."


Fonorrecepção - A Orelha Humana

As orelhas são mecanorreceptoras, pois percebem ondas sonoras que provocam deformações em suas complexas e sensíveis estruturas. Têm grande importância na comunicação entre os animais de uma mesma espécie, facilitando a atração sexual, a obtenção de alimento, a orientação no espaço e a proteção do grupo pela percepção de sons de possíveis predadores.

Nossa orelha é representada por três regiões, chamadas orelha externa, orelha média e orelha interna, que são compostas pelos:

  • Orelha externa - Pavilhão auditivo e Meato acústico ;
  • Orelha média - Tímpano, Ossículo e Tuba auditiva;

  • Orelha interna - Canais Semicirculares e Cóclea;




Quimiorrecepção - A Gustação


Os quimiorreceptures relacionam-se à percepção das mais diferentes substâncias que entram em contato com o organismo.Nos vertebrados, existem inúmeros quimiorreceptores, tanto dispersos pela superfície do corpo, quanto agrupados em regiões especiais. No ser humano, eles restrigem ao epitélio das narinas e aos corpúsculos ou botões gustativos das pailas linguais.




Os botões gustativos têm forma oval e apresentam cerca de 50 células sensoriais associadas a célula de sustentação. Pela esticulação dos botões, pode-se reconhecer quatro sabores básicos: doce, amargo, salgado e azedo (ácido).


O Olfato

O eptélio olfativo fica no alto da nossa cavidade nasal, ocupando uma área de apenas 5 cm². Nesse eptélio existem muitos neurônios sensoriais, que são os receptores olfativos, além de células de sustentação. Ao contrário dos quatro sabores básicos , os odores são muito numerosos e , para a estimulação de receptores olfativos, as partículas em suspensão no ar devem dissolver-se no muco que cobre os cílios da extremidade livre dessas células.


Receptores Somatoviscerais

Além dos sentidos especiais, nosso organismo possui outros tipos de receptores, os chamados somatoviscerais. Esses receptores distribuem-se na pele e nas vísceras. Na pele em toda a a superfície do corpo, ficam os corpúsculos receptores de pressões, do tato. Há corpúsculos responsáveis pela percepção de frio e de calor, ainda, pelas sensações de dor. Esses últimos, além da pele, distribuem-se também internamente, em órgãos viscerais, músculos, e até ossos.

Um outro grupo de receptores especiais são os proprioceptores, que enviam continuamente ao cérebro informações sobre o estado de contração dos músculos, do grau de estiramento dos tendões, das pressões e movimentos nas articulações.












quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sistema Endócrino

Dá-se o nome de sistema endócrino ao conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente sangüínea e irão atuar em outra parte do organismo, controlando ou auxiliando o controle de sua função. Os órgãos que têm sua função controlada e/ou regulada pelos hormônios são denominados órgãos-alvo.

Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, atuam na coordenação e regulação das funções corporais.

Desta forma, por exemplo, um organismo controla: a concentração hídrica, a disponibilidade de carboidratos para o trabalho celular, a absorção de minerais, a pressão arterial, o surgimento dos caracteres sexuais, a maturação de células reprodutivas, a estimulação do desenvolvimento (crescimento), regulação do ciclo menstrual feminino, a secreção de leite nos mamíferos, dilatação do canal vaginal e contrações uterinas em virtude do parto, entre outras inúmeras funções. Assim, o mecanismo de regulação tem como princípio a especificidade (o reconhecimento) entre o agente hormonal e os receptores hormonais nos tecidos ou órgãos efetores.

Sistema Nervoso

O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.
O surgimeto de um sistema de mensagens mais rápido, de que a natureza elétrica, melhorou bastante o controle e a eficiência dos processos vitais.
Nos cordados o sistema nervoso origina-se do tubo neural, na região dorsal da gástrula, por uma invaginação do ectoderme.
Nos mamíferos, a primeira vesícula (telencéfalo) e a quarta (mentecéfalo) desenvolvem-se muito e, curvando-se em relação ás outras combrem-nas totalmente.

Dentre as principais funções desempenhadas pela sistema nervoso, temos:


  • Receber;


  • Associar;


  • Emitir;


  • Armazenar;


  • Garantir a homeostase;


  • Neurossecreção;



Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio

No corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.



Os dentritos (do grego dendron, árvore) são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.


O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.



Os corpos celulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos. Os dentritos e o axônio, genericamente chamados fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurônios entre si e às células sensoriais, musculares e glandulares.


Sistema Nervoso
Divisão - Partes Funções - gerais:



Sistema nervoso central (SNC) - Encéfalo e Medula espinal- Processamento integração de informações

Sistema nervoso periférico (SNP) - Nervos e Gânglios - Condução de informações entre órgãos receptores de estímulos, o SNC e órgãos efetuadores (músculos, glândulas)

Excreção

A composição relativamente estável dos fluidos orgânicos é em grande parte garantida pela excreção, que permite a remoção das substâncias em excesso, ou sua economia, se estiverem faltando. Essa regulação contínua corresponde a um equilíbrio dinâmico, fator que leva a homeostase.
A excreção tem dois papéis básicos:


  1. Eliminação de substâncias tóxicas de origem celular;


  2. Regularização do equilíbrio hidrossalino (osmorregulação)

Obs: Excreção sempre envolve eliminação de produtos do metabolismo celular, o que não é o caso das feses, qu esão resíduos alimentares não-digeridos e nã-absorvidos.



Os rins

Os rins são órgãos de extrema importância na homeostase do organismo, pois além de eleminar excretas, regulam o volume total de água, no corpo e as taxas das soluções minerais e orgânicas dos fluidos corporais, que devem ser isotônicos em relação as células. A formação da urina é fundamentalmente um processo de filtração-reabsorção seletiva, integrado com mecanismos reguladores neuromonais. A urina apresenta 95% de água e 5% de substâncias orgânicas e inorgânicas dissolvidas. Em 1 litro de urina, cerca de 25g são de uréia, o restante são basicamente sais, creatinina, ácido úrico e amônia.



Néfron

Estrutura microscópica porém multicelular que produz a urina. Possui como partes:

Definição e/ou função:

  • Arteríola aferente -Traz o sangue para o glomérulo
  • Glomérulo -Vaso enovelado
  • Arteríola eferente-Leva o sangue que passa pelo glomérulo
  • Cápsula -Dilatação que contém o glomérulo
  • Túbulo renal -Reabsorção do filtrado

A Respiração

A respiração envolve um complexo de processos bioquímicos, por meio do qual as células se desdobram substâncias orgânicas para obter energia, o que é feito no hioloplasmas e nas mitocôndrias.Existem 3 estapas de trasporte e troca e trasnporte de gases:




  • trocas gasosas nos órgãos respiratórios;
  • trasporte de gases pelo sangue;
  • trocas gasosas nos tecidos;









O sistema respiratório é basicamente um conjunto de canais, cujas últimas e finas ramificações, os bronquílos, terminam em câmaras microscópicas, os alvéolos. Nos dois pulmões existem cerca de 300 milhões de alvéolos, que perfazem um total de mais de 70 m² de superfície para a troca de gases (hematose).








O movimento de inspiração e expiração dependem da ação dos músculos intercostais e do diafragma. A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões. A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.












O oxigênio e o gás cabonico são solúveis em água. Ocorre que, no sangue eles existem em muito maior concentração do que na água. O CO², embora muito mais solúvel em água do que o o² , tem outras formas de transporte que, em valores aproximados são:

  • 9% - dissolvidos no plasma.
  • 27% - combinados à hemoglobina (carboemoglobina)
  • 64% - sob a forma de íons HCO³ no plasma;


































Circulação

Em biologia, circulação refere-se ao movimento do sangue através do coração e dos vasos sangüíneos.


O sangue


Composição básica
→ 45% de elementos figurados (células): Hemácias, leucócitos e plaquetas.→ 55% de plasma (substância intercelular).


Vaso sanguíneo

Os vasos sangüíneos são órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo da maior parte dos seres-vivos, como o ser humano, por onde circula o sangue.
As artérias, arteríolas, veias e capilares sanguíneos, em conjunto, têm o comprimento de 100 000 km.


A Digestão:


O papel da digestão é transformar as moléculas grandes e complexas dos alimentos em outras pequenas simples e solúveis. A digestão abrange processos mecanicos e químicos.

O esquema ao lado mostra os caminhos por onde a comida passa no processo de digestao:
Metabolismo:

O nosso organismo realiza a cada segundo, milhares de reaçõesquímicas no interiorde orgãos e tecidos. O conjunto de todas as de todas as transfotmações químicasque ocorrem num ser vivo é chamada de metabolismo geral.

Então temos o anabolismo: a etapa construtiva, e o catabolismo que é a etapa destrutiva.

O conjunto das reações que implicam trocas energéticas no organismochama-se metabolismo energético.


Nutrição:

Para manter um metabolismo equilibrado, o organismo deve obter continuamente os chamados nutrientes , fornecidos pelos alimentos.

- alimentos:

Os alimentos que em geral consumimos possui:

substâncias organicas,plásticas, energéticas, as gorduras, as substâncias reguladoras.
Homeostase:
A capacidade de manter o meio enterno do nosso corpo constante é chamada de homeostase.
É a capacidade de manter um determinado ritmo de trabalho, como o ritmo cardíaco, pressão arterial,, frequencia respiratória e ondas elétricas cerebrais.


Proteção:
O principal orgão de proteção é a pele, ela é impermeável e impede a penetração de microorganismos parasitas. Ela tem estruturas sensoriais que nos permite sentir frio ou calor e até mesmo dor.