Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Excreção

A composição relativamente estável dos fluidos orgânicos é em grande parte garantida pela excreção, que permite a remoção das substâncias em excesso, ou sua economia, se estiverem faltando. Essa regulação contínua corresponde a um equilíbrio dinâmico, fator que leva a homeostase.
A excreção tem dois papéis básicos:


  1. Eliminação de substâncias tóxicas de origem celular;


  2. Regularização do equilíbrio hidrossalino (osmorregulação)

Obs: Excreção sempre envolve eliminação de produtos do metabolismo celular, o que não é o caso das feses, qu esão resíduos alimentares não-digeridos e nã-absorvidos.



Os rins

Os rins são órgãos de extrema importância na homeostase do organismo, pois além de eleminar excretas, regulam o volume total de água, no corpo e as taxas das soluções minerais e orgânicas dos fluidos corporais, que devem ser isotônicos em relação as células. A formação da urina é fundamentalmente um processo de filtração-reabsorção seletiva, integrado com mecanismos reguladores neuromonais. A urina apresenta 95% de água e 5% de substâncias orgânicas e inorgânicas dissolvidas. Em 1 litro de urina, cerca de 25g são de uréia, o restante são basicamente sais, creatinina, ácido úrico e amônia.



Néfron

Estrutura microscópica porém multicelular que produz a urina. Possui como partes:

Definição e/ou função:

  • Arteríola aferente -Traz o sangue para o glomérulo
  • Glomérulo -Vaso enovelado
  • Arteríola eferente-Leva o sangue que passa pelo glomérulo
  • Cápsula -Dilatação que contém o glomérulo
  • Túbulo renal -Reabsorção do filtrado

Um comentário:

Prof. Ezilda Helena disse...

Trabalho: organizado, detalhado, solidificado, caprichado, estudado, pesquisado, ilustrado, identificado, situado, entusiasmado, e ... consequentemente por isso, muito avaliado. E o resultado = abusado de amado, no sentido figurado!!! Enfim , tudo rimado , como era esperado!!!
E agora , devidamente admirado e registrado , com um DEZ= 10 muito bem TIRADO!!! E ainda abraço bem apertado para quem tenha pesquisado, coordenado e elaborado!!
Ainda vai meu muito OBRIGADO por terem me PRESENTEADO com algo assim , tão ABENÇOADO!!!