Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sistema Nervoso

O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa, denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.
O surgimeto de um sistema de mensagens mais rápido, de que a natureza elétrica, melhorou bastante o controle e a eficiência dos processos vitais.
Nos cordados o sistema nervoso origina-se do tubo neural, na região dorsal da gástrula, por uma invaginação do ectoderme.
Nos mamíferos, a primeira vesícula (telencéfalo) e a quarta (mentecéfalo) desenvolvem-se muito e, curvando-se em relação ás outras combrem-nas totalmente.

Dentre as principais funções desempenhadas pela sistema nervoso, temos:


  • Receber;


  • Associar;


  • Emitir;


  • Armazenar;


  • Garantir a homeostase;


  • Neurossecreção;



Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dentritos e axônio

No corpo celular, a parte mais volumosa da célula nervosa, se localiza o núcleo e a maioria das estruturas citoplasmáticas.



Os dentritos (do grego dendron, árvore) são prolongamentos finos e geralmente ramificados que conduzem os estímulos captados do ambiente ou de outras células em direção ao corpo celular.


O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dentritos, cuja função é transmitir para outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.



Os corpos celulares dos neurônios estão concentrados no sistema nervoso central e também em pequenas estruturas globosas espalhadas pelo corpo, os gânglios nervosos. Os dentritos e o axônio, genericamente chamados fibras nervosas, estendem-se por todo o corpo, conectando os corpos celulares dos neurônios entre si e às células sensoriais, musculares e glandulares.


Sistema Nervoso
Divisão - Partes Funções - gerais:



Sistema nervoso central (SNC) - Encéfalo e Medula espinal- Processamento integração de informações

Sistema nervoso periférico (SNP) - Nervos e Gânglios - Condução de informações entre órgãos receptores de estímulos, o SNC e órgãos efetuadores (músculos, glândulas)

Nenhum comentário: