Só Templates

Créditos



Layout by



sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Sistema Imune

O sistema imunológico ou sistema imune é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores. Mas não é só isso; ele também é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.
Células do sistema imune são altamente organizadas como um exército. Cada tipo de célula age de acordo com sua função. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam o “inimigo” ao exército do sistema imune, outras só atacam para matar, outras constroem substâncias que neutralizam os “inimigos” ou neutralizam substâncias liberadas por eles.

Fagocitose

Além dos leucócitos, também fazem parte do sistema imune as células do sistema mononuclear fagocitário. As primeiras são especializadas em fagocitose e apresentação do antígeno ao exército do sistema imune. São elas: macrófagos alveolares (nos pulmões), micróglia (no tecido nervoso), células de Kuppfer (no fígado) e macrófagos em geral.





Os Mastócitos

Os mastócitos são células do tecido conjuntivo, originadas a partir de células mesenquimatosas (células de grande potência de diferenciação que dão origem às células do tecido conjuntivo). Possuem citoplasma rico em grânulos basófilos (coram-se por corantes básicos). Sua principal função é armazenar potentes mediadores químicos da inflamação, como a histamina, heparina, ECF-A (fator quimiotáxico – de atração- dos eosinófilos) e fatores quimiotáxicos (de atração) dos neutrófilos. Elas participam de reações alérgicas (de hipersensibilidade), atraindo os leucócitos até o local e proporcionando uma vasodilatação.



Antígenos e Anticorpos

Os antígenos são moléculas estranhas ao organismo, especialmente proteínas que em contato com as tecidos vivos introduzem neste, uma resposta imune, carazterizada pla formação de anticorpos.No organismo os anticorpos ligam-se aos antígenos presentes nas cápsulas ou paredes dos agntes infecciosos, provocando-lhes uma aglutinação, que facilita a ação dos fagócitos. Os anticorpos são proteinas especiais, imunoglobulinas (Ig), reunidas em alguns grupos.



Linfócitos

Os Linfócitos são pequenos glóbulos brancos que, como os demais originam-se por diferenciação das células-tronco da medula óssea vermelha. Antes de chegarem ao sangue, os linfócitos passam pelo timo (linfócitos T) ou por tecidos linfóides de mesma natureza da bursa (linfócitos B). Os linfócitos T têm na membrana plasmática moléculas especiais, os recptores de membrana, que reconhecem os antígenos, ligando-se a eles. Os linfócitos B, da mesma forma que os da linhagem T, são "selecionados" por antígenos que se a receptores de membrana específico.

Nenhum comentário: