Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Reprodução




Na espécie humana, assim como em todos os animais, a reprodução de células especiais, os gametas feminino (óvulo) e masculino (testículos0, que se unem para formar o zigoto, a primeira célula de um novo organismo.
Gônodas é o nome genérico de testículos e ovários. Os testículos são os orgãos ovalados, que ficam protegidos no interior de uma bolsa escrotal resistente fibrosa. No ovário, a produção de óvulos ocorre na periferia, a partir do eptélio germinativo que reveste o órgão.
Na ovulação, é expelido do ovário não um óvulo, mais um ovócito II, pois nesse momento a meiose ainda não esta terminada. É a penetração do espermatozóide que estimula o ovócito a completar a sua maturação, transformando-se em óvulo.

A fecundação é o encontro do gameta masculino e do gameta feminino que da origem ao zigoto, a primeira célula de um novo organismo, restabelecendo o número de diplóide característico da espécie. Em muitos animais inclusive vertebrados, como peixe e anfíbios, a fecundação é externa, ocorrendo no meio aquático, fora do corpo da fêmea. Em répteis, aves e mamíferos, além de muitos invertebrados, como insetos, a fecundação é interna.



Sistema Genital Masculino

Esse sistema apresenta dois testículos protegidos numa bolsa escrotal, dois canais diferentes, duas vesículas seminais, a próstata e o pênis. No testículo, os pequenos espaços entre os canalículos seminais são preenchidos por grupos de células intersticais, de função indócrina, produtoras dos hormônios masculinos, conhecidos como androgênios , dos quais o mais importante é o testosterona.



Sistema Genital Feminino


O sistema genital feminino é formado por dois ovários, duas tubas uterinas, o útero e a vagina. Externamente há dois lábios grandes e dois pequenos. Acima da abertura vaginal ficam o meato ou abertura da ureta e o clitóris, que quanto à origem, corresponde a uma glande peniana não desenvolvida. O ovário é revestido por um epitélio germinativo. A explusão do óvulo é a ovulação que acontece uma vez, meio do ciclo menstrual, mais ou menos no 14º dia após a eliminação do fluxo menstrual.

Nenhum comentário: