Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A Respiração

A respiração envolve um complexo de processos bioquímicos, por meio do qual as células se desdobram substâncias orgânicas para obter energia, o que é feito no hioloplasmas e nas mitocôndrias.Existem 3 estapas de trasporte e troca e trasnporte de gases:




  • trocas gasosas nos órgãos respiratórios;
  • trasporte de gases pelo sangue;
  • trocas gasosas nos tecidos;









O sistema respiratório é basicamente um conjunto de canais, cujas últimas e finas ramificações, os bronquílos, terminam em câmaras microscópicas, os alvéolos. Nos dois pulmões existem cerca de 300 milhões de alvéolos, que perfazem um total de mais de 70 m² de superfície para a troca de gases (hematose).








O movimento de inspiração e expiração dependem da ação dos músculos intercostais e do diafragma. A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões. A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.












O oxigênio e o gás cabonico são solúveis em água. Ocorre que, no sangue eles existem em muito maior concentração do que na água. O CO², embora muito mais solúvel em água do que o o² , tem outras formas de transporte que, em valores aproximados são:

  • 9% - dissolvidos no plasma.
  • 27% - combinados à hemoglobina (carboemoglobina)
  • 64% - sob a forma de íons HCO³ no plasma;
































Nenhum comentário: