Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Locomoção

A locomoção é uma característica tipicamente animal, permite que os organismos possam obter alimentos, escapar de predadores, buscar novos habites e aumentar as chances de dispensão em seus ambientes.Os sistemas desenvolvidos nos movimentos são; portanto, o muscular, o esquelético e o articular, reunidos sob o nome de aparelho locomotor.
Os músculos sçao em geral, alongados, com tendões nas extremidades e inteiramente revestidos pelo epimísio, uma membrana resistente de tecido conjuntivo fibroso.Eles tem grande capacidade de desenvolvimento, aumentando muito em tamanho e força como resposta os exercícios.

Os ossos

Um osso é um órgão formado por vários diferentes tecidos e que pode ter diversas funções. Os ossos estão organizados num esqueleto e, assim dão sustentação mecânica ao corpo.
O esqueleto como um todo, é uma importante reserva de certos elementos especialmente de cálcio, fósforo e magnésio, que podem ser continuamente trocados com o sangue e outros fluidos corporais, mantendo-se aí em taxas mais ou menos constantes.

Os ossos não se apresentam isolados, mais relacionam-se entre si nas articulações, que podem ser relativamente simples, as imóveis, ou bem complexas, as de grande mobilidade. Existem 3 tipos:


  • As sinastroses - não tem mobilidade, caso das suturas dos ossos da caixa craniana, que, que ficam ligados por tecido fibroso ou cartilaginoso;

  • As anfiartroses - ou sínfises têm pequena mobilidade, podendo apresentar certa flexibilidade no tecido fibroso que une ossos.

  • As diartroses - têm boa mobilidade, são as mais numerosas e suas diferentes formas possibilitam variados tipos de movimentos, por exemplos, flexão e extensão.

A articulação do joelho apresenta como um conjunto fechado, envolvido por uma cápsula articular fibrocartilaginosa. O líquido sinovial preenche e lubrifica os espaços no interior da cápsula, onde há também tecido adiposo.São comuns os acidentes que causam diferentes lesões nas articulações, especialmente em esportistas. Pequenos deslocamentos provocam dores e inchaço local.


São diferentes tipos de rupturas dos ossos, geralmente causados por traumatismo ou choques mecânicos. As mais simples são as pequenas fissuras, que aparecem por fadiga e excesso de tensões sobre o osso.


Nenhum comentário: